11 2090-7200
PESQUISA
  • Dica de Compra de Veículos

     

    Com algum esforço, é possível aproveitar boas oportunidades na hora de adquirir seu veículo. Mas, alguns sentimentos como a empolgação precoce ou a falta de um planejamento básico leva algumas pessoas a fazer um mau negócio. Por isso, antes de tudo faça a lição de casa. Pense, pesquise, converse e busque todas as informações possíveis. Decida pelo melhor e com sensatez.


    SEGURANÇA

    Para garantir uma compra segura, confira estas dicas. Desconfie de ofertas abaixo do preço de mercado para veículos novos ou usados. Jamais faça depósitos ou realize adiantamentos sem ter a certeza da idoneidade do anunciante. Certifique-se da existência do veículo e de seu real estado. Pesquise a veracidade do endereço e telefone do anunciante. Descarte as ofertas de pessoas que afirmam serem funcionárias ou intermediárias de fabricantes.

    As fábricas não autorizam em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem veículos novos. Sorteio? Herança? Brinde? Cuidado: essas são algumas das artimanhas usadas para explicar preços "imperdíveis". Não caia nessa!

    Voltar ao Topo


    Faça um bom negócio

    Realizar uma boa compra é o seu grande desafio. Veja algunas dicas para fazer um ótimo negócio:

    Usados

    • Comprar um veículo novo nem sempre está ao alcance de todos. Desta forma, a opção acaba sendo um usado. Mas, para não "derrapar" em meio à mecânica, acessórios e documentos, antes da decisão final, anote estas dicas:
    • Pesquisar é fundamental! Aproveite e compare o máximo de ofertas possíveis da marca e modelo que você deseja.
    • Certifique-se de que o veículo desejado atende as suas necessidades. Verifique itens como quilometragem, opcionais, além do estado geral do veículo.
    • Cheque possíveis multas, alienação ou bloqueios administrativos no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e solicite comprovantes de pagamento do IPVA e DPVAT.
    • Solicite comprovantes de pagamento do IPVA e DPVAT.
    • Dê preferência a horários diurnos e locais públicos para conhecer o veículo. Haverá mais luminosidade para averiguar eventuais problemas, além de ser mais seguro. Nunca deixe de fazer um test drive e mesmo que tenha conhecimento de mecânica e funilaria peça a um profissional de sua confiança para avaliar o veículo.
    • Atente para ondulações ou pequenos amassados na lataria que podem indicar que o carro já foi batido.
    • Bolhas na pintura é sinal de ferrugem.
    • Abra o capô e verifique se o motor apresenta possíveis vazamentos de água e óleo. Vazamento de óleo reduz a lubrificação do motor e pode afetar seu funcionamento. Vazamento de água com o carro parado pode ser sinal de desgaste do selo da bomba ou problema no radiador e em suas mangueiras.
    • Portas e capô devem encaixar-se perfeitamente ao serem fechados.
    • Se o carro balançar seguidas vezes quando forçado, pode ser má condição do amortecedor.
    • Pneus lisos prejudicam o desempenho do veículo e desgastes irregulares indicam problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.
    • Não deixe de checar se todos os comandos como faróis, limpadores de pára-brisa, desembaçador, pisca-pisca, pisca alerta estejam funcionando. Caso o carro possua itens opcionais é recomendável testar o desempenho deles também.
    • Certifique-se de que todos os equipamentos de segurança obrigatórios, tais como, extintor de incêndio, macaco hidráulico, cinto de segurança, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe estejam em ordem e acompanhados do veículo. Verifique ainda se a loja possui o Manual de instruções
    • Compare os números do chassi no próprio veículo. Eles devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados com espaçamentos regulares e contornos uniformes.
    • Verifique se há na nota fiscal ou recibo de compra do seu veículo a expressão "venda no estado". Se sim, significa que o veículo não está em perfeitas condições. Solicite ao fornecedor que especifique na nota todos os problemas existentes.
    • Atente para a veracidade de informações (como CNPJ, endereço e canais de contato) sobre a sede do fornecedor. Na receita federal você poderá consultar a situação cadastral de pessoa física e jurídica.
    • No momento da negociação prefira os documentos originais do veículo e verifique-os junto aos órgãos oficiais competentes indicados nos Links úteis no final da página. No caso de carro importado, exija a 4ª via de importação.
    • Jamais efetue a compra antes de verificar na Polícia Civil se o veículo em questão não foi furtado.
    • Importante: a compra de pessoa física não se constitui numa relação de consumo, portanto, não dá direito às garantias do Código de Defesa do Consumidor.

    Novos

    • Ao avaliar as tabelas de preços médios de veículos novos já é possível estabelecer uma relação entre o dinheiro disponível e o carro desejado.
    • Decida pelo melhor custo x benefício e visite a concessionária selecionada para fazer o pedido de compra. Confirme se há disponibilidade para entrega imediata ou se existe lista de espera e qual a sua previsão. Informações como a descrição de acessórios básicos e opcionais, especificações do veículo (cor, modelo, ano, chassi), valor total e condições de pagamento têm de estar registradas no contrato ou no pedido de compra.
    • Na entrega do veículo o fornecedor é obrigado a conceder o Manual de Instruções em português. Consulte-o com atenção para as informações técnicas sobre o veículo, inclusive a garantia contratual e as exigências para sua validade. O Código de Defesa do Consumidor prevê garantia de 90 dias para vícios (defeitos) aparentes em produtos duráveis.

    Voltar ao Topo


    Compra inteligente

    Comprar de forma inteligente é um dos caminhos mais fáceis para alcançar o que se deseja com equilíbrio financeiro e satisfação. Na maioria das vezes é possível realizar um bom negócio, basta que você faça um planejamento eficiente para administrar suas despesas atuais e futuras.  Ter controle sobre o instinto consumista pode fazer a diferença no final do mês. Além de saber escolher entre gastos de consumo e investimento, adotar uma postura sensata na hora de comprar pode melhorar seu orçamento de forma significativa, permitindo que seus sonhos fiquem mais próximos.

    Escolha uma opção de pagamento que caiba no seu bolso:

    À vista: Se há possibilidade de pagar à vista, confira os preços dando ênfase aos descontos, condições de entrega e a efetiva vantagem econômica das promoções mencionadas.
    Se o dinheiro disponível ou a poupança não foram suficientes para fazer negócio à vista e a escolha recair sobre outras modalidades é importante que você tenha cuidado redobrado. Ao fazer comparações para escolher o plano que melhor couber no seu orçamento, utilize o mesmo prazo de duração e valor de entrada.

    Leasing: Também chamado de Arrendamento Mercantil, o Leasing é uma opera-
    ção financeira em que o cliente (Arrendatário), pretendendo adquirir determinado bem, de sua escolha e para seu próprio uso, negocia o valor com o fornecedor do bem e contrata o Leasing com a Arrendadora (empresa de Leasing), solicitando a esta que compre o bem e o arrende conforme os termos e condições que cons
    tarão do contrato de arrendamento mercantil.
    Diferentemente do financiamento, o contrato de arrendamento mercantil não pode ser quitado antes do prazo estabelecido pela legislação conforme o tipo de bem arrendado.
    No caso de veículos, o prazo mínimo do Leasing estabelecido pela legislação atualmente em vigor, é de 24 meses.
    Ao final do prazo pactuado no contrato de arrendamento mercantil, e uma vez cumpridas todas as suas obrigações, o Arrendatário terá três opções: comprar o bem, renovar o contrato ou devolver o bem a Arrendadora. Para mais informações acesse o site do Banco Central.

    Financiamento: Quanto mais extenso o prazo, maior será o valor total final em comparação ao valor à vista. Sendo assim sugerimos uma pesquisa de preços com foco nos juros estipulados e no valor à vista.
    As condições de pagamento, entrada, número, importância e data de vencimento das parcelas devem ficar estabelecidas no contrato, além dos encargos e multas por atraso.
    É importante não esquecer que, conforme contratado com a instituição financeira, nos valores das parcelas poderão estar incluídos o valor de tarifas e do IOF (imposto sobre operações financeiras), se estes não forem pagos na contratação. O Código de Defesa do Consumidor determina multa de mora máxima por atraso de 2% nas operações de outorga de crédito ou concessão de financiamento.
    Confira as opções da Santander Financiamentos.

    Compra programada: é quando você paga mensalmente um percentual do valor do veículo até atingir um montante que permitirá que você faça a opção de faturamento do bem, ou quando atingir o total de 100%. Nesses termos a abertura de uma poupança é mais oportuna, pois a desistência acarreta multa sobre a quantia a ser devolvida, com o agravante de o produto sofrer grandes atrasos na entrega.

    Consórcio: é uma ótima opção para quem pode esperar pela compra do veículo. Nessa modalidade não incidem juros. O crédito a receber e as prestações são calculados com base no valor do bem ou no índice contratado. As parcelas, identificadas em percentual, compreendem além do fundo comum (dinheiro destinado à compra do bem), a taxa de administração e, não obrigatoriamente, uma parcela de fundo de reserva que serve para prevenir ocasional falta de dinheiro no caixa. Existem consórcios que ainda incluem a taxa de seguro de vida. é importante que antes da contratação, você verifique junto ao Banco Central se o grupo está autorizado a funcionar e a vender cotas.
    As cotas são representadas por números de identificação de cada integrante. Estas cotas permitem a participação do consorciado dentro grupo para concorrer ao sorteio ou ofertar lances. Os sorteios ocorrem durante uma assembléia mensal de um determinado grupo de consorciados e, normalmente são realizados na presença de todos os participantes.
    Cada consórcio estabelece a sua própria política de funcionamento. Em alguns casos é possível ofertar seus lances on-line via web ou pessoalmente, na data marcada para assembléia. O primeiro número a ser retirado no dia do sorteio será o premiado. Mas, vale lembrar que os consorciados ainda não contemplados têm de estar "em dia" com as suas parcelas.

    Dica importante: Independente da opção de pagamento escolhida, o ideal é informar-se sobre todas as garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento do produto a ser adquirido.

    Voltar ao Topo


    Links úteis

    Saiba mais sobre documentação entre outros assuntos burocráticos, porém necessários. Consulte abaixo os principais órgãos responsáveis e esclareça suas dúvidas:

    PROCON
    órgão brasileiro de defesa do consumidor, que orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos e fiscaliza as relações de consumo.
    A Fundação Procon dispõe de diversos canais de comunicação com os consumidores:
    O atendimento pessoal é feito em alguns postos do Poupatempo da cidade de São Paulo ou diretamente na sua cidade pelos Procons Conveniados. Acesse o
    site Portal do consumidor e faça uma busca por estado ou ligue para o telefone 151.
    Em São Paulo é possível tirar suas dúvidas pelo telefone (11) 3824-0446, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, exceto feriados. Para mais informações, acesse: www.procon.sp.gov.br

    DETRAN
    órgão executivo que, entre outras atribuições, administra a documentação dos veículos e condutores. Saiba mais! www.detran.sp.gov.br


    Multas
    Consulta de infrações e multas entre outras informações:
    www.detran.sp.gov.br/pesquisa_multa_pontuacao/multa.asp


    IPVA
    Consulte aqui o valor do IPVA de veículos no Estado de São Paulo.
    http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

    Fenaseg
    Associação sindical do setor de seguros que possui um banco de dados com informações de veículos segurados que sofreram sinistros, objeto de indeniza-
    ção integral. Maiores informações consulte: www.fenaseg.org.br

    Oficinas
    Aqui você encontra oficinas de confiança e ainda pode fazer um check-up gratuito.

    Banco Central
    Disponíveis para consulta diversas informações sobre metas de inflação, tarifas bancárias, artigos sobre bens duráveis, legislação do mercado financeiro, além de históricos dos principais indicadores econômicos.

    Portal do Trânsito
    Informações, atividades, produtos e serviços, programas e projetos de órgãos públicos, entre outros que de alguma forma contribuam para Segurança no Trânsito.

    Portal do consumidor
    Guia eletrônico dos principais órgãos e notícias para o consumidor.

    Avaliação
    Saiba o preço de mercado do veículo que você quer comprar.

    Voltar ao Topo

    Fonte: Webmotors